quinta-feira, janeiro 12, 2006

Dicionário de Português no OpenOffice 2.0 em Ubuntu Breezy em 7 passos

Por defeito o Ubuntu não tem os dicionários de português instalados para o Open Office. Mas fazê-lo não é assim tão complicado. Qualquer um o pode fazer sem grandes complicações e no fim, até se pode sentir um pouco Techie..

A seguir indico-lhe passo a passo e dificilmente se poderá enganar.

Para começar temos que fazer download dos dicionários. Para isso vamos fazer download do ficheiro de Português ( versão Portugal claro ) do seguinte site:

1. Download pt_PT.zip do site do OpenOffice

2. Próximo passo: abrir o terminal. Se está no Gnome é fácil vai a Applications --> Acessories --> Terminal

3. Vamos à pasta onde o gnome guarda os dicionários...

cd /usr/lib/openoffice2/share/dict/ooo/

4. Aí vamos deszipar os conteúdos dos ficheiro que fizemos download. Para isso temos que ter permissões de super user pelo que o comando começa com sudo... claro. Mas já deviam saber isto...

sudo unzip ~/Desktop/pt_PT.zip

Aqui parti do pressuposto que fez download dos ficheiros para o seu Desktop e não os mexeu de lá... o sistema da primeira vez que utilizar o sudo deve pedir-lhe a password para confirmar que é o utilizador logado. Se não o fizer, você gosta de correr riscos... mas isso é lá consigo.

5. O próximo passo é editar o ficheiro dictionary.lst para que o OpenOffice saiba que os dicionários de português estão instalados.

Abra o ficheiro com o comando

sudo gedit dictionary.lst

no fim do ficheiro acrescente as seguintes linhas:

DICT pt PT pt_PT

Isto vai dizer ao OpenOffice que o dicionário está instalado.

6. Ainda há um último passo a fazer. Agora dentro do Próprio OpenOffice. Feche o terminal e abra o Writer depois vá a File --> Wizards --> Install New Dictionaries

Nesta altura os dicionários já estão instalados, mas o seu documento está em Inglês. Para escolher a lingua em que quer que o documento seja Spelled correctamente

7. Vá a Tools --> Options --> Languages Settings --> Languages
Aqui escolha na zona Default languages for documents... tugês, claro... se quiser pode instalar Suomi... mas eu depois não sei traduzir...

"Dicionário de Português no OpenOffice 2.0 em Ubuntu Breezy em 7 passos" não seria possível sem o trabalho da Universidade do Minho para criar o dicionário. A eles o meu apreço.

2 comentários:

Nuno M. Neto disse...

Caro Eugénio Rodrigues

Antes de mais os meus parabens pelo fantastico desenvolvimento do seu blog! Está muito bem estruturado e é muito util.
Tenho 1 duvida neste post, eu tenho o oppenoffice instalado em windows, quando vou para editar o ficheiro dictionary.lst ele não é reconhecido! isso deve-se ao facto de eu estar a trabalhar em windows? à algum programa que aconcelhe para ler aquela extensão!

Aguardo resposta!

Cumprimentos

David disse...

Obrigado pela visita Nuno,

O ficheiro dictionary.lst é um ficheiro de texto simples. Por isso podes utilizar o Notepad do Windows para o editar.

Contúdo não te posso garantir que o processo de instalação seja completamente igual em Windows ao que é para Linux ou MacOS X que é o que eu e o Eugénio utilizamos exclusivamente.

Boa sorte.
Um abraço.
David